sábado, 14 de dezembro de 2013

Feliz Ano Novo ABE para você!

Desejamos a todos os nossos alunos, professores, colaboradores, diretoria, ex-alunos, ex-professores, amigos e pessoas que sempre nos apoiam e têm um carinho especial pela Associação Batataense de Ensino, nosso querido Colégio ABE, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações. Sucesso e saúde sempre!!!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Resultado Vestibulinho ABE 2013

Todos os alunos que prestaram o Vestibular ABE 2013, devem procurar a Secretaria da ABE, na praça Anita garibaldi, S/N - Centro, para confirmar suas classificações, bem como deixar garantida sua matrícula para o ano letivo de 2014.
Façam parte do Colégio ABE, que há 6 décadas vem formando profissionais de sucesso!

domingo, 1 de dezembro de 2013

Então é Natal!

Na aproximação da data máxima da Cristandade, vamos fazer um passeio por lugares onde Jesus escreveu a sua história.

Esta pequena Igreja Maronite/Melkite em Cesárea de Felipe atraiu durante muitas anos adoradores do norte de Israel e do sul do Líbano. E dedicado a Jesus que visitou a Cesárea de Felipe.
" Quando o Jesus chegou a região de Cesárea de Felipe, ele perguntou aos seus discípulos, Quem as pessoas dizem que é o Filho do Homen?" Eles responderam, " Alguns dizem João de Batista; outros dizem Elias, e ainda outros Jeremias ou outro profeta"." Mas e a você?" ele perguntou. "Quem diz que sou eu?" Simão Pedro respondeu, Você é o Messias, O Filho de Deus". Jesus respondeu, " Abençoado seja você, Simão filho de Jonas, por isto não ser revelado a você com carne e sangue, mas por meu pai que está no Céu."

Mateus 16:13-17
Localização: Galileia, Israel
















Belém é a cidade natal do Rei David. A gruta da Igreja da Natividade em Belém é o lugar de nascimento de Jesus. 
A Basílica é o único prédio, uma antiga Igreja da Cristandade em uso continuo. A primeira construção é do século IV, agora nós podemos ver o prédio completo parado e reconstruído do período do Imperador Justiniano nos primórdios do século VI. 
Os Cruzados adornaram seus muros com lindos mosaicos e usaram folhas de ouro em seu complexo trabalho. Nós vemos um dos mosaicos mais bem preservados, encontrado na parte de cima na esquerda do Altar principal. Isto vividamente desperta as dúvidas de Tomas depois da Ressurreição. 

"Então José também subiu ao céu de Nazaré na Galileia até a Judéia, de Belém, a cidade nata de David, por que ele pertencia a casa e linha de David.... Enquanto eles estavam ali, chegou a hora do menino nascer,... e ela deu a luz de seu primeiro filho, um menino. Ela enrolou-lo com roupas e colocou-lo em uma manjedoura, porque não havia nenhum quarto acessível à eles".
Mosaico da Gruta da Natividade - Belém






















O interior da Basílica da Transfiguração no Monte Tabor
Exatamente ali ele apareceu frente a Moises e Elias, falando com Jesus, Pedro disse a Jesus, " Senhor, se é para nos bom estar aqui. Se é seu desejo, eu colocarei três abrigos – um para você, um para Moises e um para Elias. No momento que ele ainda estava falando, uma nuvem brilhante os cobriu, e uma voz saindo da nuvem disse: "Este é o meu filho, o qual eu Amo, com ele eu estou satisfeito. Escutem a ele!"
Mateus 17:3-5
Localização: Monte Tabor, Israel







































"Considerando como as flores selvagens crescem. Elas não dão trabalho . Ainda eu lhes conto, mesmo o Salomão não vestiu-se assim tão esplendorosamente como estas flores. " 

Lucas 12:27

Localização: Vale da Ella, Israel







Jesus veio ao Getsêmani e rezou: 
" E ele estava um pouco distante, e tocou seu rosto, e rezou dizendo, O meu Pai, se for possível, deixe este cálice passar por mim: eu nunca serei assim como você será." 
" E sentindo-se aflito, ele orou mais sinceramente, e seu suor era como gotas de sangue caindo no chão." 
Lucas 22:44
A Rocha da Agonia está localizada no centro de uma Linda Basílica chamada " A Igreja de todas as Nações", Católicos de todo o mundo ofereceram donativos para sua construção e manutenção. 
O colorido mosaico e seus adornos na entrada da Basílica são fontes de inspirações. 
Localização: Monte das Oliveira, Jerusalém, Israel
Jesus no Getsêmani

32 Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”. 33 Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. 34 E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”.

35 Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. 36 E dizia: “Aba[a], Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”.

37 Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? 38 Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

39 Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras. 40 Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer.

41 Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. 42 Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai!”







O canto sudeste do Monte do Templo ainda conserva as originais pedras herodianas. Suas altas torres sobre o Vale do Kidron. Acredita-se que aqui é o topo do muro aonde Jesus foi seduzido pelo Diabo: 

5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: 6 “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito:

“‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito,
e com as mãos eles o segurarão,
para que você não tropece
em alguma pedra’[a]”.

7 Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’[b]”.
Mateus 4:5-7

Localização: Cidade Velha de Jerusalem, Israel











Jesus veio a Betane no Jordão para seu batismo.

"16 Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. 17 Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado
Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.”.
Mateus 3:16-17, 4:1 

Foto : Cerimônia Epifanía no Rio Jordão, Israel, 2012



















DE ONDE VEIO O NOME ROSA DE SARON
Cantares de Salomâo 2:1

" Sou uma flor de Sarom,
um lírio dos vales."

Este delicado Lírio que cresce na areia na área de Sharon é equivocadamente chamado de Rosa. 

Localizacao: Natania, Israel





























João 19:17
Levando a sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira (que em aramaico é chamado Gólgota). 

Localização: Santo Sepulcro, em Jerusalém













A existência de Pôncio Pilatos.
Pôncio Pilatos foi o quinto governador da Judéia romana. Foi sob o governo de Pilatos que Jesus foi crucificado (Mt 27.2). Ele foi nomeado pelo imperador Tibério em 26 AD e "retirado do cargo" por Vitélio, governador romano da Síria, em 37 AD, após "abater" alguns samaritanos no Monte Gerizim.
Existem diversas evidências da existência de Pilatos:
- Pilatos é mencionado pelos historiadores Josefo, Filo e Tácitus;
- Foram encontradas moedas cunhadas durante o seu governo;
- Em 1961, foi encontrada, em escavações na Cesaréia, uma pedra dedicatória que confirma a existência de Pilatos.

Esta última inscrição é considerada uma das Top 10 descobertas arqueológicas bíblicas do século 20. A pedra possui uma inscrição de três linhas:

Tiberieum
[Pon]tius Pilatus
[Praef]ectus Iuda[eae]

Em português:
Tibério [o imperador romano do período]
Pôncio Pilatos
Prefeito da Judéia.

A inscrição não somente confirma a historicidade de Pilatos, mas clarifica o título que ele possuía como governador. A pedra encontra-se em exposição no Museu de Israel em Jerusalém.




A representação do Nascimento de Cristo: o Presépio.

"Presépio', na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e da Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por magos (ou reis ou astrólogos, a bíblia não diz se eram três) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.
Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do Rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.
Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

As figuras do presépio:

Menino Jesus: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo.
Virgem Maria: É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo.
São José: É o pai adotivo do Menino Jesus; foi um homem judeu, conhecido como carpinteiro de profissão.
Gruta ou Curral: É o local simbolizado pelo presépio. O curral era onde se guardava o gado. Por isso, no presépio, o Menino Jesus fica sobre palhas, numa manjedoura.
Manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu. É como se fosse o berço de Jesus.
Um burro, um boi,o galo e as ovelhas: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. "Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim no meio dos animais". O boi representa ainda a bondade e a força pacífica e ainda o povo hebreu e o sacrifício. O burro simboliza a humildade e os pagãos. O galo anuncia a chegada de Jesus numa boa nova. Já as ovelhas simbolizam além de serem os animais dos pastores querem demonstrar que Jesus veio ao mundo sacrificar-se por nós.
Anjos: Os anjos anunciam aos pastores a chegada do filho de Deus. Eles sabem que nasceu o salvador.
Pastores: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe a todos sem se importar com sua condição social. Representam ainda o povo hebreu .
Estrela de Belém: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore de Natal. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu.
Três Reis Magos: Os três Reis Magos - Gaspar, Baltasar e Belchior - representam os povos pagãos. Eram considerados sábios. Estes três nomes simbolizam as raças distintas, representando a universalidade da Salvação. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do Menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso é oferecido a Deus: representa a divindade de Jesus.

Dia Mundial de Combate à AIDS

O dia 1 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS e é quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.
Mas que devido ao vírus que se manifesta no corpo humano, este debilita o organismo deixando-o sujeito a muitas doenças que são difíceis de tratar, já que o corpo perde toda a imunidade.
A cada dia internacional da luta contra a AIDS que é lembrado com muito trabalho pelos órgãos de saúde e algumas ONGs procurando sempre reforçar os apelos para que a população tome mais cuidado especialmente nas relações sexuais, nunca esquecendo o preservativo.